Guará nas Ruas


Guará nas Ruas - 29 de maio de 2016

O evento aconteceu no dia 29 de maio e trouxe a oportunidade aos moradores de terem um dia inteiro de lazer e diversão com os amigos e familiares.


 Em construção



Guará nas Ruas - 3ªEdição




O Coletivo 156 promoveu a 3ª edição do evento Guará nas Ruas. 
Realizado no último 27 de setembro entre as quadras 31 e 25 do Guará II, o evento trouxe novamente a oportunidade aos moradores terem um dia inteiro de lazer, diversão e cultura.



Janaína Michalski, 39, escritora, nos mostrou a importância de levar a literatura a todos: "Faço livro para as praças públicas entendendo que as artes estão encarceradas pelas bilheterias, pelas catracas e até a literatura está encarcerada nas livrarias. Você precisa ter dinheiro para pagar, então tem toda uma indústria em volta de todas as artes e a música. As artes desde a Idade Média ocupam as ruas, historicamente as artes ocupam as praças, mas a literatura não, pois a mesma continua sendo uma arte elitizada. Então eu fiz essas fórmulas de amor, pois elas alcançam as emoções dos leitores para as praças, assim as pessoas podem chegar a ler que é o manifesto contra esse encarceramento das artes, essa é a ideia", disse a escritora. Para este evento ela trouxe o livro infantil  Onde o Sol não Alcança, lançado em 2009, que recebeu o prêmio Cutia - Roedores de Livros. Ela também é autora do livro Céu de fundo de mar de outras memórias, que ganhou um prêmio do Governo Federal.




"O evento é incrível! As pessoas tem que vir para a rua, a cidade tem que dar direito as pessoas a rua. Que ao sair, você tem que ter acesso ao lazer e as artes. Apoio completamente", disse Janaína.



Priscila Mar e Julimar dos Santos , casal do bem e cheios de puro amor.

"Um evento que faz com que a população ocupe espaço público é sempre muito importante, porque o espaço público é nosso espaço. Então a população tem que ocupar o espaço público, tem que desenvolver a questão do lazer porque nós cidadãos temos o direito ao lazer, temos direito a ocupar o espaço público. Acho muito interessante que feche a questão do local onde passa o carro para as pessoas poderem caminhar e participar porque Brasília e o Guará são cidades de carros, isso acaba contaminando o Guará de alguma forma, mas ao fechar uma rua dá espaço as pessoas para caminharem, interagirem o que muitas vezes no apartamento, elas não interagem, e isso independe da questão política que possa permear isso, não sei, mas o fato é importante a questão social.
Acho um espaço muito importante para poder ouvir uma música, sem reprimir, a gente precisa de música e arte. Também é um espaço necessário para conhecermos uns aos outros e isso não acontece dentro dos prédios, do apartamento. A questão de conhecermos uns aos outros e o próprio Estado aprender a lidar com a população, também é muito importante", disse Priscila.

Julimar dos Santos é artista. Ele nos fala sobre a sua visão de comunidade: "A gente precisa estar em comunidade, as pessoas de várias idades estarem em comunidade, várias classes e vários estilos, isso é evolução humana. Confraternizar, se conhecerem e o próprio poder público. Saber lidar com o cidadão e também para o Estado aprender a lidar com o cidadão. Cara, vamos ocupar as ruas com famílias, crianças e idosos. A gente afasta a criminalidade, pessoas de má índole, porque o espaço diminui para a utilização de drogas e pequenos delitos. Enfim, temos sim que ocupar o espaço público. As praças do Guará que já estão sendo ocupadas por academia e movimentos é fundamental para a gente aproveitar tudo que a cidade tem".





Juliana e Felipe brincando em família com suas  filhas no Guará nas Ruas.





Cb Dennis e Sd. Mattioli com o policiamento ostensivo no Guará nas Ruas.

"O evento tá tranquilo é para as famílias e para os moradores do Guará. A segurança está transcorrendo tranquilo pelo jeito não terá problema porque não é a primeira vez que tem o evento, e a segurança apoia a comunidade. O Policiamento empregado suficiente aqui não há problema por ter criança e família. O policiamento até o momento tem sido eficaz". 


Bombeiro Regis e Lucas no Guará nas ruas.






                      Patrícia, Renata, Juliana e Alessandra no Guará nas Ruas.
                                             

Alessandra diz: "Acho que é um resgate de tudo que já viveu nos melhores tempos e a gente está tendo a oportunidade de viver isso de novo. Acho que a comunidade tinha que se envolver mais, participar mais. Eu encaro como um resgate muito bacana que a juventude do Guará conheça o que a gente já viveu de melhor dos anos 80 e 90 que foi isso aqui. Acrescento que esse evento da Rota 156 é um evento da Comunidade do Guará que é um lugar de reencontro, que tem espaço para as crianças e o adolescente, é bem diverso e tem vários ritmos. Tem música, passeio de bicicleta, patins, tem a tenda de música que tem rock. Então, que esse espaço possa ser valorizado. Nós convidamos a comunidade a participar mais o dia todo porque é um lugar de reencontro".



Murilo Ribeiro Santana, o de camisa azul, mostra o dom artístico, é de pequeno que a arte está enraizado nele, seu pai o Carlos Alberto Júnior é tatuador, mas vem com a família prestigiar o Guará nas ruas. Arte, diversão, lazer, cultura e fé é importante para a criança crescer bem feliz. Parabéns ao Carlos e Bárbara por incentivarem o Murilo com muita arte boa.




Xandy Djay alegra as tardes do Guará com vários estilos musicais.


Lindomar, artesã, 50 anos diz:"Trabalho muito tempo nessa área e estou aqui nesse evento e gostaria que vocês viessem".




             Galera do Passinho do romano agita a tarde no Guará nas ruas.












                 Mingo o cachorro de Maura, um amigo da paz, prestigia o movimento das ruas.



Gaivota agradece o carinho de cada pessoa que tive a oportunidade de comunicar um pouquinho, demorou mas promessa cumprida com essa postagem por aqui. Grata pela colaboração em que cada amigo(a) contribuiu para registrar esse momento muito bom que foi o Guará nas ruas - foi um momento oportuno para conhecer pessoas boníssimas. A você minha gratidão por ler isso e até o próximo evento do Guará nas ruas.







Essa é pra você com carinho.

                           Fotos: Márcia Helayne

Veja mais fotos em: http://picasaweb.com/mhgaivota




Próxima postagem: Show da Irmã Kelly Patrícia.




Bom fim de semana para você!




Nenhum comentário: