Muticom

9ª Edição




O Muticom (O Mutirão Brasileiro de Comunicação) evento promovido pela CNBB aconteceu pela segunda vez em Vitória-ES. Realizado entre os dias 15 e 19 de julho no Centro de Convenções, o encontro de comunicadores abordou neste ano o tema "Ética nas Comunicações".




A noite do dia 15, quarta-feira, foi o primeiro dia do evento onde ocorreu a palestra de abertura com o Pe. Gildásio Mendes. O sacerdote abordou sobre o principal tema do evento, a ética nas comunicações. 



Grupo de comunicadores de vários estados do Brasil.
Hoje meus bons amigos do coração!

No dia 16, segundo dia do evento foi celebrada a missa as 8 horas da manhã, sendo presidida pelo bispo auxiliar de Aparecida e presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, Dom Darci José Nicioli. A missa foi também concelebrada por outros bispos, padres e seminaristas do Seminário Nossa Senhora da Penha, da Arquidiocese de Vitória, juntamente com a participação de todos os comunicadores.







Após a missa, a primeira palestra "Internet e Redes Sociais" foi conduzida por Dom Gebhard Furst, Presidente da Comissão de Comunicação da Conferência Episcopal Alemã (Adveniat).




No momento cultural, artistas da região encenaram uma peça teatral, cantaram e dançaram  uma música no ritmo congo. Também apresentam a música oficial do Muticom.



Na segunda palestra, a psicóloga Elizabeth Barros palestrou sobre "A Comunicação Social e a Construção Ética do Indivíduo".







Para encerrar os trabalhos da manhã, Dom Leomar Brustolin, Bispo  Auxiliar de Porto Alegre, palestrou sobre "A Era da Desintermediação: o Senso Religioso Contemporâneo".



Ambos os palestrantes deixaram provocações e momentos importantes de reflexão sobre a ética, o ser humano (o indivíduo) e a religião.

Após o almoço, os participantes do evento, divididos em Grupos de Trabalho (GT), se reuniram para a aprendizagem e troca de experiências de temas específicos.


No GT "Análise de materiais impressos", a jornalista Andreia Lopes fez um rápido comentário sobre a evolução dos meios de comunicação. Em seguida ela apresentou parte da pesquisa de mídia realizada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República em 2014. Na parte final dos trabalhos ela analisou impressos de várias paróquias. 





O terceiro dia do encontro também iniciou com uma missa no Centro de Convenções presidida por Dom Rubens Sevilha, Bispo Auxiliar de Vitória.



Henrique e Rafaela proclamam a palavra para os comunicadores.



Missa presidida por Dom Rubens Sevilha, Bispo Auxiliar de Vitória (ES)

Após a celebração foi a vez do professor Elson Faxina. Ele apresentou o tema 
"A Igreja Católica na Mídia: Análise do Discurso".


Em sua fala, o jornalista destacou a necessidade de ter um novo olhar para a comunicação da igreja de forma a se valorizar as pessoas, as principais fontes de nossa comunicação.

O jornalista, escritor, repórter e apresentador do programa Profissão Repórter, Caco Barcellos palestrou sobre a "Espetacularização da Notícia". 




Com vídeos de algumas de suas reportagens, ele destacou que "o papel do comunicador pode ser de tendência ou indutor de tendência, a conquista da revolução digital". 

"Eu sou de uma época que para adquirir informações ia até uma biblioteca pública para ter acesso a informação de qualidade. A nova geração, com um clique, já tem acesso a informação de qualquer parte do mundo inteiro", relatou o jornalista. Caco citou ainda que as mídias são em geral portadoras de violência, formadores e provocadores de violência. Ele mostrou experiências de como ser repórter... 
Durante a sua apresentação, os organizadores do evento, orientaram os participantes a não gravar ou filmar a palestra.


No período da tarde os participantes voltaram a se reunir em grupos de trabalho. Na foto abaixo o grupo que se reuniu com Rimaldo de Sá. Ele fez uma análise das Redes Sociais.

Comunicadores participantes do GT "Analise de Redes Sociais"

Uma tarde interativa com trocas de experiências com alguns grupos, sendo o Rimaldo o facilitador para aprender a usar a tecnologia a nosso favor e não para estar escondendo, implementar tais técnicas, falou sobre o cenário da comunicação, foi realizado uma análise das redes sociais dos padres mais populares como os padres Fábio de Melo, Mazotti e Marcelo Rossi, e falou sobre algumas características dessas redes sociais, como é o face book, twitter, partilhas de como essa informação chega e como está sendo essa interação tecnológica. Ele iniciou os trabalhos com um vídeo sobre a história da comunicação, dados de pesquisas de vendas de telefones celulares, smartphones e números de dados que são gerados... e o porquê todos compartilham informações.


No sábado, dia 19, foram apresentas várias experiências de comunicação educativa. 

Com um vídeo mostra um projeto de comunicação implantado para a educação das crianças. Cristina falou sobre os trabalhos educacionais e vida saudável, influência de políticas públicas que usavam as mídias, que trabalhavam através das notícias. "A mídia proporciona que trabalhe muitos assuntos e que desenvolve essa interação entre alunos, professores e comunidade", disse Cristina.

O Instituto Marlim Azul exibiu o curta de animação "A baleia e a Floresta". O filme feito por crianças da Barra do Jucu, Vitória/ES, narra a história de uma baleia que era preocupada com a preservação de uma floresta próxima ao seu habitat. Um curta divertido, com bom humor, e que principalmente, ensina as pessoas, de todas as idades, a preservar a natureza. 

As orientadoras, Ariane Piñeiro e Marinéia Anafório, representantes do instituto, informaram que a comunicação é uma ferramenta de transformação social. "Quando se junta comunicação com educação, essa ferramenta se fortalece cada vez mais. Quando se coloca o cinema, ela fica mais enriquecida e ai se joga a animação, fica melhor ainda. Ferramenta que se usa nas escolas. Informaram ainda que o instituto faz oficinas com crianças de 6 a 7 anos.


Apresentação do Projeto Animação


A professora de fotografia Zanete apresentou o projeto "Procissão Fotográfica". Em sua oitava edição o projeto é realizado por graduandos de jornalismo que fotografam a festa de Nossa Senhora da Penha. Paixão, encantamento, acreditar e generosidade, as palavras que para ela são essenciais para produzir, pois o trabalho é totalmente voluntário... 
"Paixão que envolve a sensibilidade para fazer a cobertura fotográfica de um evento, o que move é a fé em uma festa grandiosa. Reportagem fotográfica é colocar na linha de mira: cabeça, ombro e coração, as relações, seu olhar, a sensibilidade, a forma como você organiza e como coloca o sentimento", destacou a docente.









No encerramento do evento, foi realizada a cerimônia de passagem dos trabalhos do Muticom para a equipe de comunicadores da cidade de Joinville/Santa Catarina. Em 2017 eles serão os responsáveis pela organização da 10ª edição do Mutirão Brasileiro de Comunicação. Desejo à nova equipe de trabalho muitas bençãos do Espírito Santo durante as muitas reuniões que farão para planejar o próximo encontro.


Após o almoço, os participantes foram conduzidos ao Convento da Penha, para participar da missa de encerramento do evento. Antes da celebração iniciar, todos aproveitaram o momento para fazer belíssimas fotos do litoral capixaba.



A capela do convento ficou pequena para receber tantos comunicadores e turistas que se fizeram presentes. A celebração foi presidida por Dom Luiz Mancilha Vilela, Arcebispo de Vitoria.


Camila Taveira e Cláudio proclamam a palavra no Convento da Penha.







Já no início da noite, fomos conhecer o Museu Vale. Um espaço dedicado a manter viva parte da história do Brasil. 






Do evento trazemos muita fé, comunicação, muitos bons amigos, muita reflexão para melhorar a nossa própria comunicação e dialogar melhor com todos.

Foram momentos de pura fé, emoções, alegria, descontração e conhecimento.
Encontros como esse nos fazem trazer bagagens de saudade, amizade, de sabedoria, conhecimento e alegria.

Nossa Senhora da Penha e da Comunicação, Rogai por todos nós. Amém.


Veja mais fotos, clicando em:

Fotos de outros eventos




Nenhum comentário: