sexta-feira, 21 de junho de 2019

24ª Folia do Divino 2019 no Guará II-DF

Graça e Paz de Cristo!
Seja muito bem vindo!
Grata pela abençoada presença.

A Folia do Divino festeja 24 anos com oração, fé e alegria.

A Folia do Divino da Paróquia Divino Espírito Santo no Guará II-DF comemora em 2019 sua 24ª edição. As festividades iniciaram com a missa de abertura presidida pelo Padre Geraldo Tadeu, Superior Provincial dos Rogacionistas e pelo Pe Mário Alves Bandeira, Pároco da Paróquia Divino Espírito Santo, juntamente com os Foliões vindos de Jesúpolis-GO e toda a comunidade local.

De quinta-feira até sábado a folia realiza o giro pelas casas com a bandeira do Divino Espírito Santo
e os demais símbolos. Além de orações, dança da catira, a festa é repleta de fé e momentos de confraternização. Nesses três dias, tanto o almoço como o jantar, são realizados no Salão de Múltiplas Funções do CAVE. Após o jantar ocorrem os shows com muita música para ouvir e dançar.

Neste ano, a pedido do casal festeiro, José Firmino e Jovenilia, os foliões de Jesúpolis fizeram um city tour pelo centro da Capital Federal, passando pela Catedral Metropolitana, Praça dos Três Poderes e Palácio da Alvorada.

No domingo ocorre a missa de enceramento com a passagem das bandeiras ao novo casal festeiro de 2020, seguido de almoço no CAVE. A festa termina em confraternização com foliões, equipe da pastoral da culta, religiosos e toda a comunidade presente.

A folia do divino anuncia a presença do Espírito Santo. As romarias conduzem a bandeira até as residências já selecionadas. O giro da folia representa as andanças de Jesus Cristo e seus 12 apóstolos durante os 40 dias, levando sua mensagem e luz, convidando a todos para a festa da hóstia consagrada.

A Folia do Divino nasceu em Portugal, no período colonial pelos missionários jesuítas e os primeiros colonos e atualmente as festas fazem parte do calendário turístico tendo grande relevância no centro-oeste brasileiro.

Na Folia do Divino, imensa é a forma de se expressar com uma cultura que é pura diversidade. Na festa há o ponto de encontro entre a comunidade e sua crença maior. É o instante em que homens, mulheres e crianças deixam seus afazeres cotidianos para reviver personagens que contam suas historias, engrandece sua alma, sua devoção, cria o diferencial e expõe a importância das raízes brasileiras em suas criativas expressões.

Participe desses encontros com momentos de muita fé, devoção, criatividade, união, cantoria, cultura e arte.

Veja a programação:


Nenhum comentário: