terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Dia mundial do Rádio 2017


O rádio salva vidas e é boa companhia?!

O dia mundial do rádio foi criado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), sendo celebrado anualmente no dia 13 de fevereiro, pois o dia foi proclamado pela Assembléia Geral da Unesco em 2011. A data pretende celebrar o veículo como um meio para melhorar a cooperação internacional entre as emissoras, incentivar as grandes redes e rádios comunitárias a promover o acesso à informação, a liberdade de expressão e a igualdade de gênero.

O tema para o dia mundial do rádio desse ano é: "O Rádio é você!". O rádio tem impacto social e fornece acesso a informação. Sua cessabilidade, salva vidas, então deve ser protegido. Enaltece assim a participação pública.

"O rádio para mim é o meu amigo. Eu ajudo algumas rádios mas uma em especial é a minha companhia durante todo o dia. Com ela, rezo, alimento o meu espirito e ainda aprendo muito", diz Joana, uma ouvinte de Brasília.

"Em uma época onde muitos estão apontando uma ruptura na discussão civil produtiva, e quando a própria ideia de verdade está cada vez mais sendo questionada, o rádio está em uma posição privilegiada para unir as comunidades e promover um diálogo positivo pela mudança. Ele tem o poder de nos tirar das nossas bolhas midiáticas de pessoas com a mesma opinião e nos faz lembrar da importância de ouvir uns aos outros novamente", afirmou Tim Francis, especialista de programa da UNESCO para Desenvolvimento Midiático e Sociedade.

O rádio é um meio muito útil para a população, é pura comunicação. É um meio de diálogo e debate entre os ouvintes e os radialistas, seja ele profissional ou um amante voluntário da boa comunicação. Para os que gostam de comunicar e para os profissionais de comunicação social, o rádio é uma ferramenta para se divulgar fatos, histórias, para se comunicar e interagir com o público, pelas ondas eletromagnéticas que se espalham pelo espaço. O rádio acompanhou os principais acontecimentos históricos mundiais e hoje continua a ser um meio de comunicação fundamental. Este meio de comunicação social adaptou-se à era digital e os esforços não param por aí... Você ainda há de ouvir grandes reportagens sobre esse magnífico meio de informação e entretenimento.

O rádio é um dos meios de comunicação mais importantes hoje em dia. Você ouve as rádios nas frequências AM e FM, na internet e através das rádios webs. Existem também as rádios comunitárias, que fornecem informação para comunidades específicas. Enfim, ele é um maravilhoso meio de comunicação entre o locutor e público.

Desde 1922 no alto do corcovado, Rio de Janeiro, quando aconteceu a primeira irradiação oficial, a chamada "caixa mágica" encantou os brasileiros e fez história.

"O rádio é o divertimento do pobre (...), e a informação dos que não sabem ler", sob estas palavras Roquete Pinto, considerado pai da radiodifusão, enxergou no rádio um veículo que pudesse difundir a cultura e a história brasileira.

Quando a televisão chegou no Brasil em 1950, muitos apostaram no fim do rádio. Entretanto, contrariando essas expectativas, o rádio consolidou-se ainda mais como grande veículo de massa. O rádio é informativo e consolador de muitos corações.

Segundo fontes históricas, o inventor do rádio foi Gublielmo Marconi com a criação do "telégrafo sem fio" em 1896. A invenção do italiano proporcionou o desenvolvimento do rádio que conhecemos hoje. Porém, é de conhecimento nacional que o rádio pode ter nascido no Brasil em 1894 pelas mãos do padre e cientista gaúcho Roberto Landell de Moura com o desenvolvimento de um aparelho semelhante ao telégrafo de Marconi transmitindo e receptando sinais em São Paulo mais precisamente da Avenida Paulista até o bairro de Santana (Zona Norte da capital paulista). Informações dão conta que somente em 1900 Landell conseguiu mostrar publicamente o seu invento dando brecha para que Marconi ficasse conhecido como inventor do rádio.

E você, leitor(a) amigo(a): qual a sua experiência com o rádio? Você tem um?

Fontes:
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/prizes-and-celebrations/world-radio-day/
http://www.diamundialradio.org/
https://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-da-radio/
http://www.calendariobr.com.br/dia-mundial-da-radio
http://www.abratel.org.br/noticia/homenagem-abratel-25-setembro-dia-radio/
http://www.fenaert.org.br/index.php/265-dia-do-radio-e-comemorado-nesta-sexta-feira






Foto: Márcia Helayne



Não poderia deixar de escrever aqui um pouco e compartilhar com você a minha paixão pela rádio.

Que você tenha uma ótima semana!
Grata pela maravilhosa companhia!

Volte sempre.



Nenhum comentário: