sábado, 4 de março de 2017

Quarta-feira de cinzas

Brasília, 01 de março de 2017


 As cinzas são produzidas através do fogo da fogueira que acendeu o Círio Pascal na missa do sábado de aleluia.


Na celebração da Quarta-feira  de cinzas, na missa, realiza-se o canto da campanha da fraternidade. Após a homilia, o sacerdote abençoa as cinzas e distribui as mesmas que são colocadas sobre a cabeça ou na testa, a fim de que tomemos consciência de que somos pó e ao pó voltaremos.

Benção e Distribuição das Cinzas

"Padre: Caros irmãos e irmãs, roguemos instantemente a Deus Pai que abençoe com a riqueza da sua graça estas cinzas, que vamos colocar sobre as nossas cabeças em sinal de penitência.

(Instante de silêncio e observação)

P. Ó Deus, que não quereis a morte do pecador, mas a sua conversão, escutai com bondade as nossas preces e dignai-vos abençoar ( sinal da cruz) estas cinzas, que vamos colocar sobre as nossas cabeças. E assim, reconhecendo que somos pó e que ao pó voltaremos, consigamos, pela observância da Quaresma, obter o perdão dos pecados e viver uma vida nova, à semelhança do Cristo ressuscitado. Por Cristo, nosso Senhor.

Todos: Amém.

(Em silêncio, o sacerdote asperge as cinzas com água abençoada.)"



O sacerdote em frente da pessoa impõe as cinzas,diz ou repete: "Convertei-vos e crede no evangelho" ou "Lembra-te homem, que és pó da terra e à terra hás de voltar".


Com a celebração das Cinzas, nós iniciamos o tempo da Quaresma. É tempo de intensificar nossa sintonia com Cristo, exercitar o jejum, a oração e a caridade, para nos libertar do espirito do mal.
É com a Bíblia Sagrada, a palavra de Deus,  que se fortalece o caminho pessoal e comunitário.
Quarta-feira de cinzas há momentos fortes em sintonia com Deus. Vale a pena fortalecer a alma e o espirito com a graça divina e encontrar com os irmãos de comunidade. Agora só celebraremos a próxima quarta-feira de cinzas só no dia 14 de fevereiro de 2018,conforme seja a vontade Dele.

Paróquia Divino Espírito Santo - Guará - DF



Pequenas inspirações para a Quarta-feira de cinzas

Dai graças a Deus em todo o tempo e agradeça a Ele em tudo.

Todo dia é dia de encontro com o bondoso Deus e com os irmãos de comunidade, mas neste dia é tão bom adentrar no átrio do Senhor e em sintonia abastecer a fé com a graça divina. Isso não tem preço.

Faça caridade... esmola é mais que dar dinheiro, é doar uma palavra de compaixão, doar atenção e
amor ao irmão mais sofrido.

Ser misericordioso e compassivo com aqueles que não te amam.

Humildade, simplicidade, alegria, amor e perdão são caminhos para viver bem nessa terra e para buscarmos alcançar a vida eterna.

Busquemos aprender mais sobre campanha da fraternidade de 2017, quaresma e conversão.

Tenhamos abertura de alma e coração, para adquirirmos um coração novo.

Tomarmos consciência todo dia, que somos apenas pó e ao pó voltaremos. Dessa vida tão efêmera o que levamos é apenas o amor que doamos, nada mais.

Busquemos ser sal e luz nessa vida.


Imagens e fotos: Internet
                           http://paieterno.com.br/site/2017/02/21/quarta-feira-de-cinzas-inicio-da-quaresma/



Nenhum comentário: