terça-feira, 7 de abril de 2015

Dia do Jornalista

Imagem: Internet



Hoje, 07 de abril é Dia do Jornalista, data instituída pela ABI (Associação Brasileira de Imprensa), data que é dedicada ao profissional da mídia que trabalha com a produção de pautas e notícias diariamente.

Parabéns a todos os Jornalistas e bons amigos. Aquele abraço e que Deus os protejam sempre.

Jornalismo é a atividade profissional que consiste em lidar com notícias, dados factuais e divulgação de informações. É a prática de coletar, redigir, editar e publicar informações sobre eventos atuais, bem como eventos do passado e opiniões públicas, 

Ser jornalista é amar a comunicação, ama comunicar com as pessoas e faz o que gosta.  É conhecer pessoas, as histórias, culturas, descobrir o diferente e a cada dia enfrentar desafios com pautas bem complicadas. O profissional enfrenta cansaço, dificuldades, insônia, porque quer ver o leitor bem informado. Afinal ver uma reportagem bem apurada ao respeitar a fonte e levar uma reportagem que vai fazer a diferença na vida de alguém ou mesmo para a própria sociedade é um dos fatores que faz dessa profissão ser prazerosa e valer a pena.

"O jornalista é o profissional da notícia. Ele investiga e divulga fatos e informações do interesse público, redige e edita reportagens, entrevistas, artigos, adaptando o tamanho, a abordagem e a linguagem dos textos ao veículo e ao público que se destinam. O dia a dia da profissão, a vida de jornalista não há glamour, é uma rotina pesada que pode chegar a muitas horas de trabalho. A grande nobreza da profissão é contar a história e ser compreendido pela pessoa para quem sua matéria é dirigida ", diz Ana Paula Padrão.

Um bom jornalista é responsável, busca ética, preocupa-se com sua fonte e não é sensacionalista com a vida das pessoas. Informa com ética, baseia-se na imparcialidade e fontes confiáveis, pesquisa séria, apura os fatos e investiga com seriedade a notícia. Um bom jornalista não se preocupa em ganhar prêmios com a sua fonte, muito menos ficar aparecendo no vídeo e só divulgar com sensacionalismo o mal do próximo. 

Um bom jornalista leva a notícia mas depois vai buscar respostas para sua reportagem, não só joga no ar e deixa para lá. Ele pelo menos deve buscar dar desfecho positivo para o resultado do que colheu como fatos. Uma boa reportagem tem que ter boa apuração, preservar a integridade de sua fonte para que ocorra a confiabilidade entre ambos e acima de tudo o respeito para ouvir as partes arroladas e fazer uma boa matéria, um bom documentário, uma boa reportagem e uma boa notícia. A humildade e a não vanglória são caráter que formam um jornalista.

Um bom profissional tem e-mail list, mas vai além de enviar e-mail ou telefonar para as suas fontes. Ele vive a experiência de ir a lugares inusitados para apurar, checar fatos e fontes. 

Ser jornalista é aquele que nasce com o dom por excelência do maior Comunicador que é Jesus Cristo. Faz do jornalismo a profissão mais linda onde capta a história e leva a todos a boa informação. Faz de uma história mais que arte, ele simplesmente comunica de forma mais bela possível. 

Há aqueles que Ele escolha meios difíceis para uma pessoa se tornar um jornalista. Há pessoas que caem de paraquedas na comunicação, sendo vontade Dele, não há apuração mas é Ele que permite que uma pessoa que não sabe escrever direito e nem entende o português passa a ser um jornalista. Simplesmente da pequenez, Ele treina a pessoa que deseja para praticar o dom que é todo Dele.

Isso aconteceu com a gaivota, que queria ser radialista e com a graça divina tornou-se jornalista com muito suor, muita luta e garra. Não entendia nada de computador, nem tem curso de informática e está aqui, graças a ajuda de muitas pessoas, ela está aqui a teclar com você mal traçadas linhas. 

Ah! Só o amor, a sabedoria, o conhecimento, a humildade em reconhecer seu ponto fraco e o poder Dele te faz voar no que Ele pretende para sua vida. Assim se sucedeu com a vida desta que vos tecla. Sou profissional não atuante, mas que por a amor a comunicação estou aqui tentando aprender a escrever melhor e a ficar com você sempre que posso. Alegria minha é ter um leitor amigo, pois você não é minha fonte mas uma pessoa amiga que prezo e admiro, afinal aprendo muito com cada pessoa que passou, que passa e que ficará em minha vida. Hoje sou jornalista graças à muitas pessoas que são importantes na minha vida: professores, mestres, amigos e família. Uma pessoa me disse uma certa vez: "Márcia Helayne, você veio para confundir os mais letrados!". Vou além, eu vim para aprender muito nessa escola da vida com cada irmão e irmã em Cristo que me ensinam tanto e louvado seja Deus por esse dom impregnar a minha vida, pois atualmente é a razão pelo qual sou feliz. 

Com a comunicação quero ajudar a levar a boa informação, a boa palavra ao coração, porque primeiro preciso viver e buscar a humildade sempre que dependo das pessoas para melhorar como pessoa. E que venha a boa notícia sempre nesse espaço é assim que almejo, e que seja a vontade Dele e não a minha a prevalecer.

Ser jornalista exige respeito ao leitor. Espero que respeite sempre você amigo com ideias que aprendo todo dia, e se caso não for assim, por gentileza corrija-me sempre com amor. Com certeza vou saber te ouvir. Obrigada por sua atenção e carinho.

Oração do jornalista

Senhor dai-me o dom da escrita. Que eu escreva com sabedoria, Capacita-me a ler e escrever direito. Que com minha escrita eu não destrua a vida do próximo. Que não faça da minha fonte uma mercadoria de fatos. Que do profissional eu seja aquela pessoa a ajudar o próximo. Que ao me tornar um jornalista conhecido que eu seja um profissional acima de tudo humilde a fazer o bem a toda a humanidade com o conteúdo que informarei. Senhor, abençoa e proteja todos os jornalistas e comunicadores do Brasil e do mundo inteiro. Jesus, manso e humilde de coração, fazei que nosso coração seja semelhante ao vosso. Obrigada Senhor pela profissão e pela missão de comunicar. Pai Nosso e Ave Maria. Amém.




Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jornalismo
http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/comunicacao-informacao/jornalismo-686486.shtml
http://silviatereza.com.br/
http://guiadoestudante.abril.com.br/blogs/pordentrodasprofissoes/ana-paula-padrao-da-dicas-sobre-o-curso-e-a-carreira-de-jornalismo/

Ilustrações e imagens: Internet.


Beijos em seu coração!
Muito obrigada pela sua atenção e boa amizade.








Nenhum comentário: