segunda-feira, 7 de abril de 2014

Dia do Jornalista

Jornalista é aquele(a) que trabalha na redação de jornais, revistas, departamentos de radiojornalismo e telejornalismo, nos serviços de comunicação social de empresas particulares e organismos estatais. Para o público,  porém, é o repórter e o redator, sobretudo o repórter. Em resumo: é o homem que faz a notícia; quem a descobre, apura, escreve e divulga seca, comentada ou interpretada.



Seu trabalho consiste em formar, informar, reformar, ensinar, divertir. Tudo depende das circunstâncias e do sistema onde se desenvolvem suas atividades. Mas, seja qual for o veículo para que trabalhe, as qualidades profundas que se lhe exigem as mesmas. 




Um bom jornalista é testemunha ocular da história, protege a fonte de sua matéria e é uma pessoa que busca praticar sempre a ética em cada matéria que vai escrever. Ele ama e luta pela Liberdade de Imprensa.

Um excelente jornalista não deixa o ego ou a vaidade subir a cabeça, porque sabe que o dom não é seu. Mas é o dom do maior Comunicador Jesus Cristo que permite tantos dons para que o jornalista seja uma pessoa sábia, humilde e para que use seus dons em prol da humanidade somente para informar e fazer o bem.

Talento maravilhoso tem aquele jornalista que usa como pauta a missão de escrever sem prejudicar a vida do próximo, que tem honestidade em não se vangloriar como o melhor poder. Só Jesus Cristo é o maior poder de todas as profissões existentes nesse mundo.

Ser o melhor jornalista é aquele que não precisa de holofotes e prêmios, pois ele é um profissional que ama o que faz e independe de elogios. Mas é um profissional que leva luz por onde passa, capaz de levar humildemente a informação sem se vangloriar. 


É aquele que cumpre a missão linda de noticiar o que é necessário para colaborar com a humanidade no quesito de aprender e ensinar com  uma escrita que o jornalista tem temor em saber que o maior elogio é para Deus e não para ele. 

Jornalista é um profissional que acima de tudo ama o que faz e busca fazer bem feito não pelo dinheiro ou propina que o possam oferecer, mas porque é um profissional que busca noticiar com ética e faz tudo com muito amor e capricho, com bom humor para ir a campo e trazer notícia verídica para a comunidade.


É um profissional que não precisa derrubar os amigos de trabalho para ganhar promoção, pois sabe que quando uma equipe trabalha em comunhão a apuração da notícia é alegria e vitória de uma linda reportagem que beneficia a humanidade, beneficia a equipe que trabalha com ardor. Classe unida de jornalista jamais será vencida pelo egoísmo, vanglória e individualismo.
Quanto mais um profissional sabe de algo, ele não guarda para si a informação mas tem a capacidade de compartilhar o que é notícia que ensina e que muitas vezes compartilhado com humildade, ele é capaz de ensinar a seu colega que menos sabe fazer uma linda reportagem como ele sabe.

Gaivota é uma jornalista formada em bacharel de Comunicação, não é atuante, mas foi formada por Jesus Cristo na missão de confundir os grandes comunicadores atuantes no mercado. Ela ama tudo de comunicação! Ela ama atuar na Comunicação da Igreja, embora não é o caso de fazer crítica, mas vê muitas falhas na comunicação de grandes comunicadores tanto na grande mídia como na comunicação das pastorais de algumas arquidioceses bem como nas pastorais de comunicação da Igreja.

Não cabe a ela julgar aqui, só a Deus pertence o julgamento. Mas que você por aqui vai demorar a ver a mesma a divulgar só notícias de sangue, não verá isso aqui não. Embora um pouco afastada hoje da missão, devido a um problema de saúde, ela  busca no seguimento religioso caminhar servindo a Igreja  de forma voluntária porque nada mais importante servir a Deus sem interesse algum, mas por simplesmente amar o maior Comunicador "Jesus Cristo" e a Comunicação. O talento que possa surgir em sua escrita é toda a inspiração e talento de Deus. Assim Ela reconhece que toda a glória e talento, graças, reconhecimento sejam dados a Ele, somente a Ele! Gaivota é um mero instrumento inspirado somente pelas mãos de Deus. Por isso mesmo sem saber escrever e parada por 15 anos de estudar, depois com alguma idade avançada para época ela volta as cadeiras de uma faculdade e se transforma em uma jornalista em meio a fragilidade da doença que atravessou nesse período e pela persistência gaivota é muito grata a Deus, a família dela, aos professores que a formaram e aos amigos de faculdade que foram amizades que ela jamais esquece, mas que a ajudaram a crescer também como pessoa. E quer saber graças a Deus e a todos, essa mulher jornalista hoje é transformada porque teve pessoas que ensinaram ela a ser uma pessoa melhor hoje. Não estou na mídia e olha aqui eu como busco ser uma humilde blogueira Rsrs, só por Deus e agora por sua amizade aqui também. Obrigada a todos pela amizade e por ensinarem a gaivota a voar na escrita.

Gaivota aprende em ver tanta barbaridade e autocrítica do jornalismo aquele dado por nosso Senhor, dom maravilhoso é informar com humildade para praticar o bem sem nem pensar no prêmio que virá. Um bom jornalista não precisa de troféu, ele simplesmente precisa ser um bom comunicador para fazer o bem a humanidade com a informação dada por Deus.




Ele escreve suas pautas e apura a notícia com doação e o faz com muito amor no coração. Linda missão e árdua é ser Jornalista. A todos meus amigos e profissionais jornalistas, desejo muito Espírito Santo para todos nós, aos novos focas, aos jornalistas da grande mídia, e a todos os jornalistas sem acepção de pessoas. Parabéns porque todo dia é dia do jornalista.



Ser jornalista é uma responsabilidade que traduz profissionalismo, veracidade dos fatos, objetividade, sobretudo entender que a profissão tem como objetivo primeiro de servir o homem na sua integridade de cultivar e defender a verdade, mesmo num tempo da chamada indústria da informação. Cuidar para que a informação não vire  veneno de sensacionalismo e ibope com a vida humana. Que jornalistas se preocupem sim com a vida humana que é uma das fontes principais de sua matéria e do seu lead (O quê, quem...).




“Hoje e sempre ser jornalista é tentar ser uma testemunha do seu tempo. Essa é nossa humilde tarefa. Não é ser juiz, promotor. Atualmente, temos uma tendência de julgar e até condenar. Quanto mais complexa a sociedade, mais se exige esse papel do jornalista”. Zuenir Ventura
“Jornalismo, independente de qualquer definição acadêmica, é uma fascinante batalha pela conquista das mentes e corações de seus alvos: leitores, telespectadores e ouvintes”. Clovis Rossi.
“Eu acho que o jornalista tem que ter a formação do historiador. Só que o ritmo dele vai ser diferente e a metodologia também. Mas a atitude perante os fatos é a mesma. Eu acho que todo jornalista tinha que, em algum momento, fazer um trabalho de pesquisa histórica. Para ele sentir, inclusive, as diferenças, e saber que o que ele está escrevendo no jornal vai ficar, vai ser consultado daqui a trinta anos como referência histórica”. Alberto Dines
“…lembrem-se dos compromissos dos jornalistas, o de servir à sociedade com ética e serem fiéis ao seu tempo e à sua gente”.“…eu, se fosse vocês, querendo mesmo ser jornalista, começaria desde já a trabalhar na internet, nem que seja de graça”.“…ser jornalista é sair da redação, largar o telefone e as teses dos analistas políticos, botar outra vez o pé nas ruas e nas estradas, olhos e ouvidos bem abertos”. Ricardo Kotscho 

Via Twitter, o jornalista Caio Tulio Costa - com quem o Jornalista Marcos Masini aprendeu muito na época da campanha da Marina Silva -, tuitou os 10 mandamentos do jornalista, adaptados do legado de Jim Lehrer. Numa breve comparação com o que se é praticado hoje percebe-se certa distância dos ensinamentos a seguir . Ótima sugestão para debate e reflexão nos cursos universitários de jornalismo ou mesmo em eventos de comunicação.
1º : Não faça nada que você não possa defender.
2º : Investigue, escreva e apresente todas as histórias com o cuidado que você teria se a história fosse sobre ti mesmo.
3º : Suponha que haja ao menos um outro lado, ou outra versão, para cada história.
4º : Assuma que o espectador/leitor seja tão inteligente, atencioso e bom como você é.
5º : Assuma o mesmo [ver item anterior] a respeito de todas as pessoas sobre as quais você relatar algo.
6º : Assuma que vida pessoal é assunto privado até que uma reviravolta legítima determine o contrário.
7º : Separe cuidadosamente opinião e análise da notícia pura e qualifique claramente cada uma.
8º : Não utilize fontes anônimas ou citações sem crédito, exceto em ocasiões raras e monumentais.
9º : Ninguém deve ser autorizado a atacar o outro de forma anônima.
10º : Finalmente, você não está no negócio do entretenimento.

Oração do Jornalista - Pe. Hugo Martins (Pastoral da Comunicação, 12 de maio de 2013) No 47º dia das comunicações sociais agradeço a todos aqueles que se dão neste campo e partilho convosco esta bela oração.
“Senhor, Tu me chamastes a servir o próximo através dos meios da informação. Concede-me  fazê-lo sempre em obediência a verdade, com coragem de assumi-la em pessoa, para que esta não seja jamais traída. Ajuda-me também a conjugar a verdade com a caridade, para nunca ferir a dignidade de ninguém e promover antes de tudo, por quanto seja possível, a justiça e a paz.
Que eu não faça preferência de pessoas, e saiba propôr as minhas idéias com humildade, honestidade e liberdade de coração.
Dai-me de ser também desta forma uma testemunha de amor, que vem de Ti, verdade que liberta e salva. Tu, que com Deus Pai vive e reina nos séculos dos séculos. Amém”.
Escrita por S.E. Bruno Forte, Arcebispo de Chieti-Vasto (Italia)

ORAÇÃO DO JORNALISTA por CID MOREIRA


"Deus não deixe eu chegar atrasado à redação.Que eu possa Senhor cumprir minha pauta, conseguindo informações corretas e úteis, sem aparecer mais que o entrevistado.Que eu consiga uma boa fotografia.Que a câmera filmadora não falhe e o motorista esteja disponível.Senhor, tomara que a internet não saia do ar e que o meu editor não esteja de mau-humor.Peço-lhe Senhor, muita paz e tranqüilidade durante a entrevista e discernimento para fazer a matéria justa e bem elaborada. Que o tempo seja suficiente para cumprir a outra pauta que me aguarda, logo em seguida,do outro lado da cidade. E que o meu trabalho contribua para diminuir a desigualdade social, e ajude a melhorar a qualidade de vida do planeta.Que eu entregue tudo a tempo e não sofra nenhuma agressão. Ou pior, seja alvo de uma bala perdida, virando notícia.Que a matéria seja simples sem ser simplista.Que não seja prolixa e sim criativa. Que eu não cometa nenhum erro de português, Senhor, para não ser massacrado pelos colegas. Principalmente Senhor, que eu não caia no pescoção...que possa pagar minhas contas com esse salário e que nenhum jabá me seduza. E, finalmente, meu Deus, me ajude para que eu possa entregar tudo revisado e no prazo do dead line. Assim seja!"


Fonte: Livro - Jornalismo matéria de primeira página de Luiz Amaral
           http://jornalistamasini.wordpress.com/2010/04/07/dia-jornalista-patrono/
           http://padrehugo.com/oracao-do-jornalista/
           http://csjornalismo.blogspot.com.br/2008/10/orao-do-jornalista.html  por Cid Moreira

Fonte das imagens: internet
           dos vídeos: Jornalismo

O texto está em construção em relação a correção de português.

Nenhum comentário: