segunda-feira, 1 de abril de 2013

Papa Francisco deseja boa Páscoa a todos



O Papa Francisco celebrou pela primeira vez a missa de Páscoa na Praça de São Pedro, no domingo, 31 de março de 2013. Durante a celebração não ocorreu à homilia porque o Santo Padre concedeu a Benção Urbi et Orbi e logo em seguida pronunciou sua mensagem de páscoa.

”Amados irmãos e irmãs, boa Páscoa! Grande é a alegria para mim dar esse anúncio: Cristo ressuscitou! Queria que chegasse a cada casa, a cada família e especialmente onde existe mais sofrimento nos hospitais e também nas prisões. Sobretudo que chegasse a todos os corações porque é ali que Deus quer semear essa boa notícia. Jesus ressuscitou. Existe uma esperança para ti. Não estais sob o domínio do pecado e do mal. Venceu o amor, venceu a misericórdia e sempre vence a misericórdia de Deus. Abre nós como as mulheres e os discípulos de Jesus que foram ao sepulcro e encontraram o vazio nós podemos perguntar que sentido tem esse acontecimento? O que significa que Jesus Cristo Ressuscitou? 

Significa que o amor de Deus é mais forte que o mal e a própria morte. Significa que o amor de Deus pode transformar nossa vida. Fazer florescer aqueles dias de deserto que acontece em nossos corações. Isso pode fazer o amor de Deus. Esse mesmo amor, pelo qual o filho de Deus se fez homem. Que foi até o mais profundo da humildade e do dom de si. Até o abismo do inferno, até o abismo da separação de Deus. Esse mesmo amor misericordioso de Deus. Que inundou de luz o corpo humano de Jesus, o transfigurou e o fez passar para a vida eterna. Jesus não voltou a vida de antes, a vida terrena. Mas entrou na vida gloriosa de Deus que entrou com a nossa humanidade. Nos abriu a um futuro de esperança. Eis o que é a Páscoa. É o êxodo, é a passagem do homem, da escravidão do pecado, do mal  para a liberdade do amor e do bem. Porque Deus é vida, somente vida e a sua glória sobre nós. Agora é o homem que vive.

Queridos irmãos e irmãs, Cristo morreu e ressuscitou uma vez para sempre e para todos. Mas a força da ressurreição, essa passagem, da escravidão do mal para a liberdade do bem. Deve atuar-se em todos os tempos, nos passos concretos da nossa existência, da nossa vida de cada dia. Quantos desertos ainda hoje o ser humano precisa atravessar, principalmente o deserto que tem dentro dele quando falta o amor de Deus para com o próximo. Quando falta a consciência de ser cuidadoso e guardador de tudo aquilo que Deus nos doa e dá. Mas a misericórdia de Deus pode fazer florescer a terra mais árida. Pode dar novamente vida até mesmo aos ossos sem vida. Por isso convido e dirijo a todos, apoiamos a graça da Ressurreição de Cristo. Deixemo-nos renovar pela sua misericórdia. Deixemo-nos amar por Jesus. Deixemos que a potência do seu amor transforme também a nossa vida. E tornemo-nos instrumentos dessa misericórdia. Canal através do qual Deus possa irrigar a terra, cuidando da criação e fazer florescer a justiça e a paz.

E assim nós pedimos a Jesus ressuscitado que transforma a morte em vida, mudar o ódio em amor, a vingança em perdão, a guerra em paz. Sim, Cristo é a nossa paz. É por meio dele que nós imploramos a paz ao mundo inteiro. Paz para o oriente médio, Particularmente entre Israel e Palestina que tem dificuldade de encontrar a estrada da concórdia para que com coragem e disponibilidade as negociações para colocar fim a um conflito que dura por tempo demais. Paz no Iraque, para que cesse definitivamente toda a violência e principalmente pela amada Síria e pela sua população ferida pelos conflitos e numerosas provas que esperem ajuda e consolação. Quanto sangue foi derramado e quantos sofrimentos ainda deverão ser infligidos nos instantes de se encontrar uma solução política dessa crise.

Paz para a África. Ainda hoje o teatro de sangrentos conflitos e male para que retorne unidade e estabilidade na Nigéria ante infelizmente não cessam os atentados que ameaçam gravemente a vida de tantos inocentes, e também de poucas pessoas, também crianças são colocados em prisioneiros por grupos terroristas.Paz para a República democrática do Congo. Paz na república sendo africana. Onde muitos são obrigados a abandonar a própria casa e vivem no medo. Paz para a Ásia. Principalmente na península Coreana, para que superem as divergências, e amadurecem com renovado espírito se conciliação.

Paz a todo mundo. Ainda dividida e ferida pelo egoísmo que ameaça a vida humana e as famílias. Egoísmo que constitui a escravidão que ainda existe nesse século. O abuso de pessoas é a maior escravidão nesse século 21, Paz a todo mundo. Marcado pela violência, marcado pelo tráfico e o método de recursos naturais. Paz para a nossa terra. Jesus é ressuscitado e trata conforto a quem é vítima de calamidade e nos torna responsáveis e guardadores da criação.

Queridos irmãos e irmãs a todos vós que escutais em Roma e a toda parte do mundo. Com o livro do salmo dai graças ao Senhor porque Ele é bom. Porque o seu amor é para sempre. Lembre-se Israel, o seu amor é para sempre. Queridos irmãos e irmãs vindos de todas as partes do mundo nesta praça, coração da cristandade. E a todos nós que estais coligados através dos meios de  comunicação, renovo meus votos de boa Páscoa. E leve para vossas famílias e vossos países a mensagem de alegria, de esperança e de paz. Que a todos os anos nesse dia se renova com força. O Senhor ressuscitado vencedor do pecado e da morte seja sustento para todos, especialmente aos mais fracos e necessitados. Muito obrigado pela vossa presença e pelo testemunho de vossa fé. Uma graça e um reconhecimento particular pelo dom das belas flores que vem dos países baixos. A todos eu dedico com afeição Cristo Ressuscitado a todos vós e toda a humanidade sobre os caminhos da justiça, do amor e da paz.

O santo padre Francisco e a todos os fiéis presentes aqueles que recebem a sua benção, por meio do rádio, da televisão e das novas tecnologias de comunicação conseguem indulgência plenária. Na forma estabelecida pela Igreja. Rezemos a Deus Onipotente para que conserve por muito tempo o papa, na guia da Igreja e conceda a Paz e unidade a Igreja e a todo o mundo.
O papa Francisco preparou-se com uma estola apostólica para dar a benção urbi et orbi (bênçãos de páscoa). Os santos apóstolos Pedro e Paulo na plena autoridade aos quais nós confiamos. Intercedam por nós ao senhor. Por interseção e os méritos da beata da Santa Virgem Maria, de São Miguel Arcanjo, de S. João Batista, dos Santos apóstolos Pedro e Paulo e de todos os santos. Deus onipotente tenha misericórdia de voz, e depois de vos ser perdoado os vossos pecados. Cristo vos conduza a vida eterna. Amém. O senhor onipotente e misericordioso vos conceda a indulgência, a absolvição e a remissão de todos os vossos pecados. Um período de vida verdadeira e frutuosa penitência. Um coração sempre bem disposto e uma vida nova a graça da consolação do Espírito Santo e a perseverança nas boas obras. Em nome do pai, do filho e do Espírito Santo. Amém!", comunicou Papa Francisco.

Pascoela é dia depois da páscoa. A Páscoa vai até a oitava de páscoa, assim desejo ainda uma Feliz Páscoa! Vida nova com Cristo. Beyjuss em todos.

O texto há alguns erros por isso está em construção.

Fotos: Internet

Nenhum comentário: