domingo, 24 de março de 2013

Papa Francisco celebra sua primeira missa de Domingo de Ramos

Papa Francisco faz uma entrada  pelo trajeto, em recolhimento e silêncio com uma postura de oração durante a procissão no domingo de Ramos. Em seguida a proclamação do Evangelho na Praça de São Pedro sobre o grande obelisco do centro da praça  e em sua homilia dá destaque a três palavras: A alegria,  a Cruz e os Jovens. "Irmãos caríssimos, essa assembléia litúrgica é prelúdio para a Páscoa do Senhor. A qual nos preparamos pela penitência e com obras de caridade desde o início da quaresma. Jesus entra em Jerusalém para cumprir o mistério de sua morte e ressurreição  Acompanhemos com fé e devoção o nosso Salvador e seu ingresso na cidade Santa, E peçamos a graça de seguí-lo até a cruz, para sermos participantes da sua ressurreição.  Oremos: Deus Onipotente e Eterno abençoe esses ramos para que seguindo com alegria o Cristo nosso rei, cheguemos por Ele a eterna Jerusalém. Ele vive e reina pelo século dos séculos. Amém!" O santo Padre aspergiu sobre os ramos de oliveiras e palmas, sobre os cardeais e ministrantes a água abençoada após a oração. 

Anterior a leitura do evangelho houve o incenso  sobre o altar e sobre os livros dos Evangelhos.  E logo em seguida as leituras foram realizadas"Segundo Lucas 19, 28-40. Naquele tempo, Jesus caminhava à frente dos discípulos, subindo para Jerusalém...Jesus, porém, respondeu: "Eu vos declaro: Se eles se calarem, as pedras gritarão". Palavra da Salvação. Vamos imitar agora as multidões de Jerusalém que aclamava como Rei e Senhor Jesus e vamos em Paz" disse o diácono.

O salmo 23 foi cantado: "Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam... Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação? Quem tem as mãos puras e inocente o coração, quem não dirige sua mente para o crime, nem jura falso para o dano de seu próximo. Sobre este desce a benção do Senhor, e a recompensa de seu Deus e Salvador. É assim a geração dos que o procuram, e do Deus de Israel buscam a face..."

O Papa Francisco inicia em sua homilia, ás 6h30, 24 de março e diz:"Jesus entra em Jerusalém. A multidão dos discípulos o acompanham em festa. Os mancos são colocados diante dele, se falam de prodígios e milagres que havia realizado. Um grito de louvor se eleva. "Bendito aquele que vem, o Rei, em nome do Senhor. Parou no céu e glória no mais alto dos céus. A multidão, festa é lugar de paz, é um clima de alegria aquele que se respira. Jesus despertou no coração tanta esperança, principalmente entre as pessoas simples, humilde, pobres e esquecidas. Aquela que não conta aos olhos do mundo. Ele soube compreender as misérias humanas. Ele voltou o rosto misericordioso de Deus e se inclinou para curar o corpo e alma. Esse é seu coração Ele olha a todos nós, que olha as nossas doenças e nossos pecados. Grande é o amor de Jesus. E assim entra em Jerusalém com este amor e nos olha a todos nós, com todo amor em uma bela cena plena de luz, aquela do seu coração de alegria e de festa.

No início da missa nós repetimos também, nós agitamos as nossas palmas e acolhemos também a Jesus. Até nós expressamos a alegria de acompanhá-lo de, estar perto e presente no meio de nós, como um amigo, como um irmão e também como o Rei..Tem  como um farol luminoso a nossa vida. Jesus é Deus. Mas se abaixou para caminhar conosco, é nosso amigo é nosso irmão e para iluminar o nosso caminho. Assim hoje nós o acolhemos. Essa é a primeira palavra que gostaria de dizer: Alegria. Não seja nunca homens e mulheres tristes. Um Cristão nunca pode ser triste. Não vos deixar tomar pelas misérias do mundo. A nossa alegria não é daquela de ter muitas coisas, mas nasce de ter encontrado uma pessoa, Jesus, que está aí, no meio de nós. A alegria nasce do saber que com Ele nunca estamos sozinhos". 

Papa Francisco fala sobre a cruz, sobre os jovens que trazem a alegria para a fé e o sumo pontífice confirma que estará na Jornada Mundial da Juventude em julho desse ano.  

Como estou bem cansada, pois não dormi e acompanhei a santa missa. Assim voltarei em outro momento para a continuação desse texto. Um belo domingo de Ramos, cheio do Espírito Santo é o que desejo a todos. Que a alegria, a esperança não falte em nossa vida e que sejamos jovens não importando a idade que tenhamos mas sejamos jovens de coração para fazer a vontade de Deus.

O texto continua em construção.

Fonte da foto: http://g1.globo.com/fotos/fotos/2013/03/confira-imagens-das-celebracoes-de-domingo-de-ramos.html#F754041


Nenhum comentário: