Ao entrar nessa cidade e ver uma imagem de Jesus de braços abertos você já pode esperar que nesse município há uma comunidade onde a fé é a sua marca principal, um povo que acolhe bem e ama o próximo. Como não amar uma cidade que acolhe bem os turistas como se fizéssemos parte de cada um deles? Amo esse município que para mim já é uma cidade em transformação constante!
E é a segunda vez que visito Jesúpolis, e quer saber? amei estar por lá e passar de sábado para domingo, e dormir bem com besouros numa noite agradável num quarto do líder. Você deita e apaga isso sim. É descansar, tomar um banho gostoso e despertar com a passarada cantando sob um sol que brilha forte, apontando que o dia vai ser para lá de normal. Bom também!
Sábado à tarde, ver o sorriso da minha amiga Nívea a nos esperar para o almoço maravilhoso, foi bom demais! Também demos uma volta pelo centro da cidade e aproveitamos o fim de tarde para visitar o Sr. Galdino juntamente com sua esposa e sua filha que nos acolheram tão bem, numa entrevista que tivemos foi muito bom conhecer sua história de vida que nos fascinou e nos alegrou muito conhecer a história daquela linda família.
Às 7 horas da noite teve missa na Igreja que fica na pracinha da Cruz. O que vi foi uma comunidade de fé. A Igreja animada para receber o celebrante Pe. Arnaldo com coroinhas, a ministra da eucaristia e com um canto alegre com jovens cantando com coração, contando ainda com uma comunidade atenta na homilia do padre e animada ao manifestar sua fé. Estar na casa de Deus, qualquer que seja a região, é muito bom. Tomar novos ares, ver que nossa fé é infinita e que vivemos em comunhão uns com os outros. Mesmo sendo diferentes uns dos outros, podemos sentir a comunhão entre todos que estavam presentes na Igreja. Amizade e sorriso se encontraram ali.
Logo após a missa, na pista ao lado da praça da Cruz, muitas cadeiras vazias e um povo trabalhador lá estavam a nos acolher com tanto carinho. E o local, aos poucos, ficou repleto de pessoas animadas e dispostas a contribuir com a construção centro paroquial! Houve cantoria, dança e leilão de pratos típicos da região. Nosso grupo arrematou um pote de doce feito com fios de ovos. Ah, meu Deus, que delícia! Sabe, nunca tinha visto um leilão daqueles. Bem que esta gostosa brincadeira poderia se espalhar pelas cidades afora. Crianças pulando, correndo e se divertindo passaram também naquele lugar, sem contar os inúmeros jovens que por lá permaneceram observando o movimento do local.
Bem, esse foi um momento muito legal que passei com amigos especiais da pastoral da cultura da Paróquia Divino Espírito Santo Guará II -DF. Eles estavam em Jesúpolis para rezar e depois confraternizar. O que vi por lá: amizades sinceras e a Nívea, uma grande amiga que sempre me acolhe com tanto carinho. Uma amizade de anos que procuro conservar. Vi muitos amigos por lá, não citarei o nome de todos para que não seja injusta caso aconteça de me esquecer de alguém. Mas que foi uma noite muito agradável e alegre, isso foi bom demais! Sem contar que tirar a foto deles é imensa alegria e captar o momento daquela festa e do povo, é de alegrar o coração da gente.
Conheça mais sobre o histórico da cidade de Jesúpolis no site http://jesupolis.go.gov.br/?page_id=899
Nenhum comentário:
Postar um comentário