sábado, 2 de novembro de 2013

8º Muticom no quarto dia debate sobre Jornalismo Público e cidadania



"A comunidade é realizadora de tarefas e construtora de ação. Segundo Elson que citou um professor que dizia: "Há três elementos básicos para respeitar  e trabalhar a construção da Cidadania. A gente precisa aprender num processo coletivo seja por igual ou seja nas Instituições, a respeitar a diferença. Respeitar é tolerar e respeitar que o diferente apareça. Combater a desigualdade de oportunidade que é de ordem econômica e combater a exclusão social que é de ordem cultural. E ele diz que o grau extremo da exclusão é a servidão. 

O jeito comunicação é como um espelho antecipado do real, ele mostra a sociedade que vamos viver amanhã, porque o que se mostra é aquilo que vai criando o meu imaginário, sobre o qual eu me vejo. Olho num espelho para me corrigir. Assim olhamos para a mídia para nos roubar, o que se faz na mídia hoje, amanhã almoço o que estava na  mesma". Em comunicação há dois projetos de informações, outro é o projeto de comunicação.

Público se define com público. Não se entende o porque uma rádio e uma televisão que não tenha um conselho com representação da sociedade, para que juntos se discuta, como está sendo a cobertura tendenciosa cobrindo o poder com a sociedade e mudando o que é público. Porque o olhar são das pessoas que vivem. O público não é objeto e muito menos desinformado.

"Comunicador que não pisa no barro, não fale do barro. Comunicador que não vai na periferia, não fale da periferia. Uma frase se não me engano é de Frei Beto que diz: "Atenção comunicadores, a  cabeça pensa quando é  pensante."

O grande problema é que nós comunicadores, adoramos entrevistar uma celebridade e sabe por que? É como se eu fosse um pouco autoridade, eu entrevistei o governador é como eu sinto um pouco como ele é, é quando nossa cabeça tá impregnado com o modelo de que sucesso é o segredo, e o fracasso é morar e não tem espaço...Nós comunicadores temos que estar lá na periferia para ouvir, participar, discutir, ir lá transformar, e  pesquisar para fazer a transformação acontecer".  Diz Elson Faxina na palestra realizada na UFRN. 

No período das duas da tarde com término dos trabalhos às 6 horas da tarde. Os comunicadores deslocaram para as salas com mais um dia que o grupo de trabalho reuniram para conhecer relatos, experiências,  e compartilhar idéias sobre a Pascom e a Comunicação de forma geral. 




Texto em construção...
Fonte das fotos: Carlos Daniel

Nenhum comentário: