domingo, 24 de novembro de 2013

Papa Francisco encerra o Ano da Fé

Ontem, 24 novembro, domingo, celebrou a festa de Cristo Rei em uma solenidade realizada em quase todas paróquias  que coroa o ano litúrgico que também no domingo próximo, 31 de novembro se encerra.

Segundo o Boletim da Santa Sé, na homilia que Papa Francisco fez no dia de hoje para encerrar o Ano da Fé o texto diz que Cristo é o centro da história da humanidade e também o centro da história de cada homem. A Ele podemos referir as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias de que está tecida a nossa vida. Quando Jesus está no centro, até os momentos mais sombrios da nossa existência se iluminam: Ele nos dá esperança, como fez com o bom ladrão no Evangelho de hoje.
Enquanto todos os outros se dirigem a Jesus com desprezo – “Se és o Cristo, o Rei Messias, salva-Te a Ti mesmo, descendo do patíbulo!” –, aquele homem, que errou na vida, no fim agarra-se arrependido a Jesus crucificado suplicando: “Lembra-Te de mim, quando entrares no teu Reino” (Lc 23, 42). E Jesus promete-lhe: “Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso” (23, 43): o seu Reino. Jesus pronuncia apenas a palavra do perdão, não a da condenação; e quando o homem encontra a coragem de pedir este perdão, o Senhor nunca deixa sem resposta um tal pedido. Hoje todos nós podemos pensar na nossa história, no nosso caminho. Cada um de nós tem a sua história; cada um de nós tem também os seus erros, os seus pecados, os seus momentos felizes e os seus momentos sombrios. Neste dia, far-nos-á bem pensar na nossa história, olhar para Jesus e, do fundo do coração, repetir-lhe muitas vezes – mas com o coração, em silêncio – cada um de nós: “Lembra-Te de mim, Senhor, agora que estás no teu Reino! Jesus, lembra-Te de mim, porque eu tenho vontade de me tornar bom, mas não tenho força, não posso: sou pecador, sou pecadora. Mas lembra-Te de mim, Jesus! Tu podes lembrar-Te de mim, porque Tu estás no centro, Tu estás precisamente no teu Reino!”. Que bom! Façamo-lo hoje todos, cada um no seu coração, muitas vezes: “Lembra-Te de mim, Senhor, Tu que estás no centro, Tu que estás no teu Reino!”.
A promessa de Jesus ao bom ladrão dá-nos uma grande esperança: diz-nos que a graça de Deus é sempre mais abundante de quanto pedira a oração. O Senhor dá sempre mais – Ele é tão generoso! –, dá sempre mais do que se Lhe pede: pedes-Lhe que Se lembre de ti, e Ele leva-te para o seu Reino! Jesus é precisamente o centro dos nossos desejos de alegria e de salvação. Caminhemos todos juntos por esta estrada!

O ano da fé foi proclamado pelo Papa Bento XVI, disse Papa Francisco que o saudou com pensamento de carinho e de gratidão pelo dom dado por Emérito Bento XVI. Papa Francisco ressalta sobre a iniciativa providencial que ofereceu a todos a oportunidade de redescobrir a beleza daquele caminho de fé  que teve início no nosso Batismo e nos tornou filhos de Deus e irmãos na Igreja, um caminho que tem como meta final o encontro pleno com Deus e durante o qual o Espírito Santo nos purifica, eleva, santifica para nos fazer entrar na felicidade por que anseia o coração.

Segundo Dom Valmor Oliveira, arcebispo de Belo Horizonte, diz que a fé é o caminho para o Amor, que verdadeiramente transforma a vida. É hora de investir na vivência autêntica, profética e comprometida da fé, na cultura da paz, apelo a meta no encerramento deste ano especial.


                             http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=290356

                                     Texto  está em Construção













                                                             Fonte das fotos: Internet.

Nenhum comentário: