domingo, 16 de março de 2014

Dia do Circo

O Dia do Circo, 15 de março. O circo, em meio a tanta tecnologia, vem com muita luz e brilho. O circo chega na cidade e alegra o ambiente, os adultos e as crianças.

Senhoras e Senhores hoje tem alegria com o palhaço barulhento que faz graça e solta uma gargalhada com tanta estripulia. Faz brincadeiras no palco para rirmos um pouco da vida.





A figura que provoca riso na platéia é o palhaço. Ele é indispensável, pois como já inspirou músicos e artistas. É um ser central de uma ópera: Pagliacci Os palhaços de Leoncavallo. Charles Chaplin, no filme luzes da ribalta, interpretou um velho palhaço inglês, Calvero. Os palhaços brasileiros que se destacaram e fizeram rir tantos adultos e crianças foram: Chimarrão, Piolim, Arrelia e Carequinha etc.


Equilibristas, trapezistas e apresentadores que apresentam um show na arena do Circo fazem um espetáculo fantástico. Desde as mais remotas civilizações, os acrobatas, contorcionistas, ilusionistas ("Mágicos") vem para divertir a população.

O circo sempre esteve ligado ao teatro e às competições esportivas. Na Grécia e em Roma, surgiram arenas e os circos. Para satisfazer o povo que assistia gratuitamente aos espetáculos, foram construídos circos de grandes dimensões, que podem ser comparados aos atuais estádios de futebol. Um dos maiores surgiu em Roma, o Coliseu, cujas ruínas podem ser admiradas atualmente pelos turistas que as visitam. Passou para a história o dito romano, alusivo às necessidades do povo: "Panem et circenses", ou seja, "pão e circo".

A sobrevivência de quem vive do circo diz que a vida não é fácil e que são poucas as companhias de circo que sobrevivem. Viajam o Brasil, interior ou não e o mundo levando sorriso, fazem espetáculos musicais e peças teatrais.


Neste dia, sejamos agradecidos a todos os artistas de circo, funcionários que dedicam sua vida a nos divertirem e fazermos rir gostosamente. 


Quer aprofundar mais sobre o circo compartilho com você o endereço do site que achei interessante:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/marco/dia-do-circo.php

Aqui fiz um pequeno registro para lembrar do tempo que meus pais me levaram ao circo. Como esquecer daquele brilho todo, das bailarinas e trapezistas com a maquiagem impecável com uma roupa figurante e brilhosa que mexeram com minha vontade e minha imaginação de ser uma dessas artistas no picadeiro.




Não esqueço do pirulito de caramelo, algodão doce, pipoca, bichinhos de pelúcia... muita risada com aqueles gigantes do riso e ao ver minha família unida e sorrindo... isso não tem preço e não se apaga da memória lindas recordações.

Faz tempo que não visito um circo, ontem mesmo ao passar por três circos lá na vila Planalto, ao lado da Delegacia no Guará II e o outro perto de um shopping Pier eu acho. Ouvi barulhos, vi carros estacionados... ai me deu uma vontade de entrar dentro de um circo e bateu uma saudade do tempo que meus pais e meus irmãos juntos sorriamos da vida.

Dica para Pais que são meus amigos: busquem tirar os filhos do computador por alguns instantes e dê você um presente a eles, deixe-os experimentar a emoção que é estar em família dentro do circo. Você vai deixar marcas de riso para o resto da vida neles. E para que essa cultura não acabe levemos a todas as gerações a vontade de aprender sobre o circo e como vivem seus integrantes nesse ambiente cheio de amor, com pessoas que dedicam sua vida a fazerem o próximo ser feliz.


Texto em revisão
Imagens: Internet

Nenhum comentário: