terça-feira, 4 de março de 2014

Quaresma eis um tempo de mudança na vida espiritual.


Quarta feira de cinzas é um momento que introduz a vivermos o tempo quaresmal. Após a homilia (Que são os comentários sobre o evangelho do dia), o sacerdote nos convida a participarmos da imposição das cinzas. Em procissão as pessoas aproximam do sacerdote que profere a seguinte frase: "Lembra-te que do pó viestes e ao pó, hás de retornar." Ou "Convertei vos e credes no evangelho".

As cinzas são produzidas através do fogo da fogueira que acendeu o círio pascal na missa do sábado de aleluia.
Fonte da imagem: Internet.

Todo dia é tempo de conversão, mas a Igreja católica nos convida a entronizarmos na quarta-feira de cinza, assim viveremos um tempo litúrgico (Define quais as leituras vão ser proferidas e em cada tempo há cores litúrgicas e isso dá uma outra postagem sobre liturgia da palavra que farei aqui pois amo muito teclar dá uma outra postagem).


Iniciamos um novo tempo que é a Quaresma que significa um tempo para prepararmos para a Páscoa.


É um período oportuno para buscarmos a conversão e mudarmos a rota de vida. Como fala o Monsenhor Jonas Abib da Canção Nova que diz: "Quando dares esmolas, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a direita. O tempo da Quaresma é um tempo para parar, refletirmos sobre como anda nossa caminhada com Deus e verificar em que precisamos de mudança, de conversão. É tempo de penitência e de voltarmos inteiramente para Deus. Venha do jeito que vier. O senhor nos espera de braços abertos! Viva bem esse tempo de graça para todos nós. Conte com minhas orações." 

E nós como vamos nos preparar nesse período quaresmal? Você já parou para pensar sobre isso?


A quaresma dura 40 dias, inicia na quarta-feira de cinzas e finaliza na missa de Domingo de Ramos. Durante as missas as vestes dos leitores bem como a do padre são de cor roxa.  A cor litúrgica deste tempo é roxa que significa luto e penitência. É momento para refletirmos, penitenciarmos e buscarmos uma conversão espiritual de modo que preparemos para o mistério pascal.

O padre Roger da Canção Nova diz: " Ao longo deste tempo, sobretudo na liturgia do domingo, fazemos um esforço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que devemos viver como filhos de Deus. É tempo para nos arrepender de nossos pecados e de mudar algo de nós para sermos melhores e poder viver mais próximos de Cristo".

"Na quaresma, Cristo nos convida a mudar de vida. A Igreja nos convida a viver a Quaresma como um caminho a Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando com o próximo e praticando boas obras. Nos convida a viver uma série de atitudes cristãs que nos ajudam a parecer mais com Jesus Cristo, já que por ação do pecado nos afastamos mais de Deus. É um tempo do perdão e da reconciliação fraterna. Cada dia, durante a vida, devemos retirar de nossos corações o ódio, o rancor e a inveja. Na quaresma aprendemos a conhecer e apreciar a Cruz de Jesus. Com isso aprendemos também a tomar a nossa cruz com alegria para alcançar a glória da ressurreição". Afirma Padre Roger.

Segundo o site catequisar, os 40 dias  diz respeito a duração da quaresma e que está baseada no número quarenta na Bíblia. "
"A duração da Quaresma está baseada no símbolo do número quarenta na Bíblia. Nesta, é falada dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias e Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egito.

Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material, seguido de zeros significa o tempo de nossa vida na terra, seguido de provações e dificuldades.

A prática da Quaresma data desde o século IV, quando se dá a tendência a constituí-la em tempo de penitência e de renovação para toda a Igreja, com a prática do jejum e da abstinência. Conservada com bastante vigor, ao menos em um princípio, nas Igrejas do oriente, a prática penitencial da Quaresma tem sido cada vez mais abrandada no ocidente, mas deve-se observar um espírito penitencial e de conversão"

Busco viver esse período limpando meu coração de todas as mazelas que se carrega em nossa caminhada.  Interiorizar e ficar bem pertinho de Deus em casa ou na comunidade é bom também! Ouço as rádios católicas, nesse período gosto muito de ouvir também canções tanto católicas, evangélicas e músicas clássicas que me aproximam mais de Deus. Não sou santa, sou uma pecadora horrível, mas busco ser uma pessoa melhor. 
Conto com suas orações, pois sei que vocês são meus amigos e nessa hora contar com uma boa amizade, também nos faz sintonizar em Deus.  Peço a Deus que seja um período forte de encontro com Ele, que possa nos fazer pessoas melhores e que o amor não nos falte de jeito nenhum. Que Ele nos dê um novo olhar, um tempo novo e que aproveitemos com muita sabedoria esse tempo de conversão. Que o jejum, a oração e a conversão sejam gestos diários e que nossa mão direita não veja o que fez a esquerda. 
Desejo uma lindo tempo de quaresma. Não pense que é fácil, mas é um tempo precioso para ficar de bem com Deus. Um tempo para se preparar para um dia voltarmos ao pó e morarmos na pátria celeste onde é reservado o nosso lugar. Assim busquemos ir para o céu, pois lá é o lugar da morada eterna.
Grande abraço e continuem com Deus. Todo o bem para sua vida e tenha uma linda quarta-feira! Beyjuss em seu coração.



Fontes: http://www.catequisar.com.br/texto/materia/celebracoes/quaresma/15.htm
               http://cancaonova.com/portal/canais/pejonas/pejonas_msg_dia.php
               das imagens: Internet.

Nenhum comentário: