terça-feira, 16 de setembro de 2014

Retiro da Família Rog - Domingo de fé parte 2

Retirar-se é experimentar as graças que Deus nos concede a cada instante de vida.


É experimentar ouvir a palavra Dele e pelo menos tentar colocar a palavra em prática, sair um pouco dos sentimentos e ir em busca do temor Dele. Ir em busca do amor Dele. Ir em busca dos irmãos da Comunidade paroquial

Retiro é encontro com Ele na palavra, na natureza e nas pessoas que Ele nos dá de presente para sorrir um pouco nessa vida. É o encontro e experiência com o Espírito Santo no meio de todos nós.



Domingo realizamos um retiro no km 60 na propriedade dos amigos Ozório e Neuza, que com tamanha alegria nos receberam para realizarmos esse momento com Deus, com o Padre Mário, e com todos os irmãos da Família Rog de Brasília.
Ozório e Neuzinha casal testemunho! Rezam, comem juntos e cuidam um do outro. Anfitriões carinhosos. Gratos por nos receberem. Beyjuss em seu coração.

No primeiro momento do retiro das Famílias Rog do Núcleo...  refletimos no Folheto Celebração Vocacional - Encarte Revista Rogate nº 324, "Bíblia, Deus caminhando com a gente", e com a Bíblia  também oramos e refletimos, em um dia de formação e espiritualidade.

Nossa Senhora Menina e Santo Aníbal rogai por nós. Jesus fazei o nosso coração semelhante ao vosso. 

                  Um pequeno altar para retratar a vida da comunidade:




"Um encontro especial com o Senhor da messe que nos convida a escutar e viver a palavra. A palavra Dele é fonte de vida, luz que ilumina o caminhar e agir da comunidade. É o Senhor que nos reúne, nos alimenta com sua palavra e fortalece a missão evangelizadora..."



Em momentos de interiorização e silêncio. A palavra de Deus nos revela o rosto do Pai e seu mistério. Depois abrindo a Bíblia, nós não abrimos um livro qualquer, mas abrimos um livro que fala da vida de um povo vocacionado do Pai, da história e da caminhada vocacional de homens e mulheres.

Na sagrada Escritura encontramos inspiração para a nossa missão. Ela revela o projeto do Senhor da messe para o mundo. Ela é a "grande carta de amor" de Deus para a humanidade".

Espaço do Amor

Foto: a postar

                            Bíblia a grande carta de amor para nós.  
                                                      Gaivota


" Senhor da Messe e pastor do Rebanho estamos aqui reunidos, como discípulos e discípulas, para que em teu nome sejam acolhidas as intenções que acabamos de apresentar. Que seja feita em nós a tua vontade. Assim seja!..."

"E vos digo mais isto: se dois de vós estiverem de acordo, na terra, sobre qualquer coisa que quiserem pedir, meu Pai que está nos céus o concederá. Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou ali, no meio deles". (Mateus 18, 1-6, 19-20)

"Missão: Acolher os pobres e excluídos da Comunidade. Esse é o projeto do Cristo do Rogate ().
O mistério da compaixão (Mt 9,36)...a vivência do Evangelho nos leva a sermos capazes de responder, com mais consciência, aos novos desafios que nos chegam da comunidade social, econômica e eclesial.Viver um amor comunhão, partilha e solidariedade. 'Mais que palavras, buscar vivenciar na prática o que Jesus  nos capacita'.

Momento de Formação com o Padre Mário, diretor espiritual da Família Rog do Núcleo São Lucas aqui de Brasília e pároco da Paróquia Divino Espírito Santo Guará II. Realizamos uma leitura da passagem de Oséias 11, 1-9. Cada membro foi lendo e refletindo sobre o texto: "Deus ama, chama, ensina a caminhar..."

Um texto que fala sobre as experiências do dia a dia, e que vamos descobrindo um novo rosto de Deus. O amor incondicional que Ele tem por nós.

São as experiências que possibilitam dar nomes para Deus. Mas o nome ou a imagem de Deus não é o próprio Deus. São apenas representações. O sagrado está acima de nossa linguagem. Nomear Deus é uma forma de tornar a sua imagem mais concreta e mais próxima da nossa realidade.

No livro de Oseias aparece a imagem de um Deus amoroso, encarnado no sofrimento e na dor das pessoas. A experiência materna de Deus feita pela comunidade de Oseias entra em contradição com a teologia oficial, que apresenta um Deus todo-poderoso e absoluto...

'Deus é aliança, não carrancudo, é puríssimo amor, não está distante do seu povo, aliás ele mora dentro de cada um de nós. Imenso é seu amor afinal deu seu único filho para nos salvar'.  
                                               Gaivota

Jesus, criado numa aldeia, fala de Deus com base na relação com seu povo e sua terra, a Galiléia. Em meio a uma realidade opressora, seja pela tirania do império romano, seja pela exploração dos pobres perpetrada pela elite judaica, Jesus faz a experiência da gratuidade de Deus ao contemplar a natureza: "Olhai os pássaros do céu: eles não semeiam, não colhem, nem ajuntam em armazéns. No entanto, o Pai que está no céu os alimenta. Será que vocês não valem mais do que os pássaros? Quem de vocês pode crescer um só centímetro, à custa de se preocupar com isso? E por que vocês ficam preocupados com a roupa? Olhem como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam..." (Mt 6,26-28)


Texto: Deus ama, chama, ensina a caminhar...
Fotos e textos em construção

Nenhum comentário: