sábado, 11 de outubro de 2014

Dia da Criança...



Dia da Criança precisa ser todo dia!


             Amigo do Sol, amigo da Lua - Benito Di Paula


    Amigo do Sol, amigo da Lua - Benito Di Paula         Ser Criança

Acróstico - Dia das Criança

Depende de nós, afinal todo dia tem que ser dia da Criança.
Informarmos as crianças desde pequeno com sabedoria.
Acompanhe sua criança em todos os momentos e busque ensinar a bondade, a partilha em cada coração...

Dê muita vida a uma linda criança.
Amor, amizade e compaixão é o que se ensina a uma criança

Com carinho e caridade se ensina virtudes desde pequena. Não cobre tanto de uma linda criança...
Ria com ela um sorriso sincero e pratique o bom humor. Que nós aprendamos com elas a pureza de coração.
Inteligentes elas nos ensinam a correr pela vida a fora amando a todos. E quanto as crianças nos observam com aquele olhar de anjo puro.
Assim vamos festejar, alegrar, cantar, brincar, pular, afinal com essa alegria que Ele nos pede para que sejamos como crianças para entrar no reino dos céus.
Nunca deixe a criança pura morrer dentro de nós. Que possamos manter dentro de nós a criança que fomos um dia.
Ç eu pulo essa letra para com
Amor rezarmos por todas as crianças do mundo inteiro para que sejam protegidas por Deus e para que sejam respeitadas por todos que cuidam da mesma.

Evangelho 

"...se não vos converterdes e vos tornardes como criança, de modo algum entrareis no reino dos céus"
              
Mateus 18,3

                                   Sejamos como criança! Rsrs


Palavras de fé





Oração da Criança




Trova



                                    Há em mim uma criança
                                    que feliz é em seu viver,
                                    pois é livre na esperança
                                    de nunca vir a crescer.

                                           Charles Nunes de Melo - Fortaleza

                                              
                                            Frase de Dia da Criança




Poesia dia da Criança






Orientações para evitar abusos contra crianças


Explicar à criança que ninguém pode tocar ou acariciar suas partes íntimas

Orientar filhos a desconfiarem  e não fazer nada que um adulto peça para manter em segredo.
Estabelecer diálogos diários com a criança, saber como foi seu dia, mesmo as coisas pequenas. Isso cria um laço de confiança.
Fique atento aos sinais de mudança de comportamento.
Evitar deixar a criança sozinha.
 Menor supervisionado tem menos chance de sofrer abuso.
Observar a relação de adultos com a criança e se ela reclama dos "carinhos" que recebe.
Orientar a não enviar fotos ou passar informações como o telefone e endereço pela internet.

                                              Jornal O Dia, 04 07 2010

10 Mandamentos da criança aos Pais e cuidadores

  • As minhas mãos são pequenas: por favor não esperem a perfeição ao fazer a cama, desenhar, atirar e agarrar uma bola. As minhas pernas são pequenas: por favor abrandem para eu vos poder acompanhar.
  • Preciso de encorajamento para crescer. Por favor sejam brandos nas vossas críticas. Lembrem-se: podem criticar o que faço sem me criticarem a mim.
  • Os meus olhos não vêem o mundo do mesmo modo que os vossos. Por favor deixem-me explorá-lo em segurança. Não me impeçam de o fazer sem necessidade.
  • Os meus sentimentos ainda estão tenros. Não impliquem comigo o tempo todo. Tratem-me como desejariam ser tratados.
  • As tarefas domésticas estão sempre a precisar de ser feitas. Só sou pequeno por pouco tempo. Por favor percam tempo a explicar-me as coisas deste fantástico mundo em que vivemos e façam-no de boa vontade.
  • Por favor não vão "fazer por cima" tudo o que eu faço. Isso dá-me a ideia de que os meus esforços nunca alcançam as vossas expectativas. Sei que é difícil, mas não me comparem a outras crianças.
  • A minha existência é uma dádiva. Cuidem de mim como é esperado, responsabilizando-me pelas minhas ações, dando-me linhas de orientação e disciplinem-me de um modo afetuoso.
  • Por favor não tenham medo de ir passar fora um fim-de-semana. Os filhos precisam de férias dos pais como os pais precisam de férias dos filhos. É uma bela maneira de mostrarem como a vossa relação é especial.
  • Por favor dêem-me a liberdade para tomar decisões que me dizem respeito. Deixem-me falhar, para que eu possa aprender com os meus erros. Assim, um dia estarei preparado para tomar as decisões que a vida me exigirá.
  • Por favor dêem-me todas as oportunidades para eu aprender e bons exemplos para eu seguir. Assim poderei tornar-me numa pessoa verdadeira, reta e humana.

Dicas para viver bem com sua criança



Ensine as crianças com amor sobre a fé, a vida, a lua e o sol, a música e seus instrumentos. Desenhe, pinte o sete e faça uma obra de arte com seu filho. Capacite a cuidarem do planeta, dos bichinhos, de respeitarem uma rosa, de cheirar uma flor, de plantar uma árvore e amar a todos sem distinção de pessoas. 

Ler e escrever aguça a criatividade da criança e vai acompanhá-la uma vida inteira. Ensine com carinho sem impor, sem cobrar, eduque com sabedoria e plante a semente do amor na criança que será o adulto de amanhã.

Informe brincando. Ao descobrirem o que é bom de forma divertida, as crianças costumam adequar as informações à sua vida.

Segundo pediatras e nutricionistas fazem um alerta: a alimentação equilibrada e saudável começa em casa. Que os pais e cuidadores sejam um exemplo de pessoas que praticam hábitos saudáveis. Não recompense as crianças com comidas. Doces e salgadinhos como prêmio encorajam maus hábitos. Encontre outras maneiras para comemorar bons comportamentos.

Limite o tempo em frente a tv, do vídeogame e do computador. Cuidado com essas atividades que são boas, mas podem levar a uma vida sedentária. Que tal brincar de amarelinha, de queimada, de corda, de boneca, de bola, de subir e abraçar uma árvore. Encoraje atividades físicas, mas aquelas que as crianças gostem.

Abrace e beije muito. Seja presença de amor e palavras boas para a criança. Mostre sorriso para que ela lembre dele sempre. 
Coloque no colo, faça cafuné.  Conte histórias na beira da cama.

Na face de uma criança se contempla a face da imagem Dele. Contemple uma criança e agradeça a Deus por esse dom que você ganhou de aprender e conviver com esse anjinho lindo. Criança é benção dada de presente por Ele. Sinta-se responsável por dar seu melhor para a criança de hoje, pois afinal será o adulto que te abraçará amanhã. Faça uma criança feliz e não deixe a criança que mora dentro de você morrer jamais.





Que possamos manter dentro de nós a criança que fomos um dia. Sorria vai e deixe a criança que mora dentro de você voar na imaginação para trazer aquela leveza que a vida espera um pouco de nós. Sorria! Rsrs

obs: Gaivota gostaria de colocar todas as fotos das crianças clicadas por ela. Quanto ela aprende com vocês, mas seria injusta se colocasse as fotos de algumas crianças lindas por aqui. Infelizmente não pude ter filhos, mas Deus sempre tem dado a graça de ver, comunicar e algumas vezes conviver com esses anjos presentes que Ele nos envia como sinais do amor Dele. Gaivota é feliz pela existência de cada um de vocês na vida dela. Desejo muito Espírito Santo, proteção divina, bençãos e graças todos os dias em sua vida linda criança! Parabéns pelo seu dia. Gaivota é grata a Deus por cada criança amorosa que passou e continua a passar na vida dela. Continue com Ele e tenham dias cheios de muita brincadeira, alegria e amor no coração. Beyjuss sabor brigadeiro, beijinho de coco, bolo de cenoura com chocolate, e pipoca com algodão doce... Gosta?! Rsrs

Obs: O acróstico é um gênero de composição poética bastante antigo. Consiste em formar palavras ou mesmo frases com as letras iniciais, intermediárias ou finais.
Veja mais em: http://www.mundinhodacrianca.net/2012/05/o-que-e-um-acrostico-acrostico-para.html


http://www.belasmensagens.com.br/frases-de-dia-das-criancas

https://pt-br.facebook.com/notes/educadores-de-inf%C3%A2ncia/os-10-mandamentos-da-crian%C3%A7a-aos-pais/225379830845932

Imagens: Internet
Vídeo: Youtube
Bíblia Sagrada
Almanaque Santo Antônio 2012

Nenhum comentário: