segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Advento é um momento especial de preparação para o Natal!

Nesse domingo, 1 de dezembro, inicia o ano litúrgico em todas as paróquias, assim começa com o tempo de advento, que é um tempo de preparação para a Festa do Natal, o nascimento de Jesus. Um acontecimento bem preparado e celebrado nas quatro semanas do mês de dezembro, somos convidados a esperar Jesus que vem em nosso coração em cada Natal e que Ele virá nos fins dos tempos.
Nas paróquias são celebradas em cada missa, no qual a liturgia nos convida a vigiar e esperar a vinda gloriosa de nosso Jesus Cristo, nosso salvador. Para ajudar nessa preparação usa-se uma Coroa do Advento contendo quatro velas de cores: lilás (roxa), verde, branca e vermelha. Essas velas são presas aos ramos formando um círculo. Esse círculo representa a aliança que fazemos com Deus. 

Nesse primeiro domingo acendeu uma vela, e a cada domingo acende-se uma delas. (As velas representam as várias etapas da Salvação). A medida que vão passando os domingos, acendemos as  outras velas, até chegar o quarto domingo, quando todas estarem todas acesas. Velas acesas simbolizam nossa fé e alegria. Elas são acesas em honra a Deus que vem a nós todos, pois Deus é a grande luz. "A luz que ilumina todo homem que vem a este mundo" O esperamos com luz, mas não a luz de consumo que muitas vezes encontramos nas vitrines de lojas. Mas esperamos essa  humilde luz que é o próprio Jesus a nos iluminar com o grande amor que Ele tem por todos nós. E porque também é importante deixar o Natal ficar com a gente o ano inteiro, pois a luz de Cristo precisa e deve permanecer o ano inteiro conosco. Natal tem que ser todos os 365 dias do ano. Jesus Cristo é o nosso Deus que devemos viver dedicados nesse amor  todos os dias de nossa vida. 
 
Nas duas últimas semanas, lembrando a espera dos profetas e de Maria, nós nos preparamos mais especialmente para celebrar o nascimento de Jesus em Belém. Os Profetas anunciaram esse acontecimento com riqueza de detalhes: nascerá da tribo de Judá, em Belém, a cidade de Davi; seu Reino não terá fim... Maria O esperou com zelo materno e O preparou para a missão terrena.
Termo:
Advento vem de adventus do latim, que significa vinda, chegada, cujo início se dá próximo a 30 de novembro e termina em 24 de dezembro. Forma unidade com o Natal e a Epifanía.
Cor:
Liturgia neste tempo é o roxo.
Sentido:
O sentido do Advento é avivar nos fiéis a espera do Senhor.
Duração:  4 semanas.
Vinde Cristo com sua imensa luz, tende misericórdia de todos nós e nos incendeia com seu imenso Amor. Nós te adoramos Senhor nosso bom Deus. 
Um feliz tempo de Advento para todos nós!

Cores das Velas a serem acendidas:
1º Domingo - cor roxa
2º dom - vermelha
3º dom - Rosa
4º dom - Verde






Fonte das fotos: Internet.

Fonte do texto que adaptei poucas coisas, veja na integra o texto bem certinho que nossos irmãos de comunidade da Canção Nova nos evangelizam, para adquirirmos mais conhecimento sobre o assunto.

Outro que informa bem sobre os símbolos do Natal e está bem explicado, pelo menos gostei muito e compartilho com vocêhttp://www.diocesedecaico.com.br/os-simbolos-de-natal/




O texto está em construção...

Um comentário:

Anônimo disse...

Bonita forma de preparação, Helayne.

Meu abraço amigo!