sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Viva bem a terceira semana do Advento!

Advento é um tempo forte para refletir, transformar o coração, pensar em Deus mais profundamente. Advento é um tempo de mudanças em nossa vida e porque não em nossos corações.

Advento para mim é isso. Amar, perdoar a maldade alheia, dizer a verdade, ser mais humilde, ter tempo para o próximo, fazer novenas, abraçar o irmão ou irmã em Cristo, fazer caridade sem ninguém saber ou ver ou muito menos se vangloriar de dar algo a alguém, fazer amizades novas e renovar contato com as amizades de longa data. Nesse tempo é escolher o verdadeiro amor que é Jesus Cristo. Ele que vem em nossos pensamentos e nos capacita a amar cada vez mais o próximo em todas as estações do ano.

Advento da primavera! Nem tudo são flores, mas é tempo de tirar os espinhos e deixar florir a semente do amor! Que as folhas da esperança traga um verão cheio de cores e mais vida.

Advento é tempo de espera, mas de renovar a vida a cada dia de forma madura, de saber que natal é menino jesus dentro da gente com novas atitudes, de acordar para vida e angariar novos projetos para o presente.

Advento é viver com sabedoria e fazer o bem a todos. É sorrir para receber Jesus  em nossos corações e receber o outro com amor no coração.

Advento é encontro na casa do Pai (Abba).


Aquele lindo altar e um canto de louvor adentra o coração e nos enche de força. Ver as três velas acesas, sinal de luz e de seu amor por nós. Rezar em comunidade e com alegria no coração, pisar cada lugar sagrado para buscar a palavra de Deus e permitir em nossa mente as promessas por um tempo mais feliz. Mas também para atentarmos para lutar com coragem por dias difíceis. Porém acreditar que a esperança, a vitória, o amor, a amizade e tudo reina nesse imenso amor e paz.

Nesse terceiro domingo do advento, com a proximidade do Natal, a liturgia nos convida à alegria no Senhor. É nosso Deus quem se aproxima e Ele vem para nos salvar. Nesse dia, acendemos a 3ª vela da Coroa do Advento, simbolizando a alegre expectativa da chegada do Messias Salvador.








O celebrante nas missas faz a seguinte oração:

                                                           "Oremos: Senhor, acendemos as velas desta coroa para que possamos preparar nossos corações para o advento do Vosso Filho. Protegei-nos dos maus costumes e inflamai nossos corações a uma contínua conversão de vida, para que, servindo a Vós em nossos irmãos, possamos fugir da escuridão do pecado e ir ao encontro do nosso Salvador, Jesus Cristo, que vive e reina na unidade do Espírito Santo" Todos: Amém.

Nesse dia a primeira leitura tem uma palavra para fortalecer as mãos enfraquecidas firmar os joelhos debilitados. E ainda na palavra diz as pessoas deprimidas: "Criai ânimo, não tenhais medo! Vede é vosso Deus, que vem para vos salvar". Palavra de incentivo para permanecermos firmes na fé à espera de Jesus.

Advento penso que é um tempo de recomeçar, de transformar tudo em nosso coração e nossa mente. Ter bons pensamentos sintonizados em Deus que vive dentro de nós. É buscar converter nosso coração na proximidade do Natal. Assim busco viver a alegria que só vem do Senhor e fortalecer o meu coração somente em ti Espírito Santo. Que todos nós irmãos em Cristo possamos fortalecer cada vez mais nossa fé, vem Espírito Santo sobre todos nós, nos encha de seus dons e graças.

Advento é um tempo de preparação para o novo que vai renovar dentro de nós. Esse novo é a renovação da amizade com Maria, José e Jesus Cristo! Que nesse tempo busquemos não julgar, mas amar cada vez mais uns aos outros como Cristo deixou em seus ensinamentos. Que sejamos portadores da Esperança e da comunhão de amor entre os irmãos.


Fonte que me inspirou: Folha semanal da Arquidiocese de Brasília: O povo de Deus.

Fonte das fotos: Márcia Helayne.


Nenhum comentário: